top of page

FUNCIONAMENTO

TIPOS DE INSTALAÇÃO

 

A correta instalação do sistema é a parte mais importante para um bom desempenho do sistema de aquecimento solar. 

1- TERMO-SIFÃO

 

O sistema a termo sifão se baseia na diferença de densidade em função de diferentes temperaturas existentes entre a água contida no reservatório e no coletor.     

Neste tipo de instalação, o coletor deve ficar obrigatoriamente mais baixo que o reservatório.  

Com o aquecimento, a água do coletor fica “mais leve”, sendo empurrada para o reservatório pela água fria “mais pesada”.

Para o perfeito funcionamento do sistema de circulação natural (termo sifão), a água fria “mais pesada”, deve sair pela parte inferior do reservatório e entrar pela parte inferior do coletor, que deve ser instalado abaixo do fundo do reservatório.  

A água quente “mais leve” do coletor deve sair pela parte superior e retornar ao reservatório também pela parte superior, mantendo sempre fluxo ascendente, sem formar barrigas na tubulação.

2- CIRCULAÇÃO-FORÇADA

 

Quando não é possível instalar os coletores abaixo do reservatório, emprega-se o uso de um termostato eletrônico diferencial, que controla de forma permanente as temperaturas no sistema. Sempre que os coletores estiverem mais quentes que o reservatório é acionada uma bomba que promove a circulação da água.

Para instalações de pequeno porte, a opção por circulação forçada deve ser evitada, devido ao emprego de elementos de controle, termostato diferencial e bomba, que consomem energia e requerem manutenção.

A opção por qualquer das formas de instalação, termo sifão  ou circulação forçada, deve sempre considerar:

1 - Inclinação do coletor igual a latitude + 10° em relação ao plano horizontal para maior rendimento no inverno, ou, inclinação igual a latitude para um rendimento médio entre inverno e verão.

2 - O coletor deve ser orientado para o NORTE GEOGRÁFICO, admitindo-se desvios  de  15°  para leste ou oeste sem grandes perdas de rendimento.

3 - Observar sempre os obstáculos, tais como árvores, construções - existentes ou com possibilidade real de existência -, que possam projetar sombra sobre os coletores.

Para maiores esclarecimentos, consulte nosso departamento de engenharia ou faça o dowload do "manual de instruções".

Exija  a  qualidade  ENGEART.

bottom of page